quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Missionários Redentoristas em festa, 279 anos de Congregação

A CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR

Hoje, 09 de novembro, a família redentorista está em festa. São 279 anos de existência e de missão da Congregação do Santíssimo Redentor, um presente de Deus ao mundo, que surgiu no ano de 1732.
Tudo começou a partir de um padre italiano chamado Afonso Maria de Ligório que, exausto pelos trabalhos missionários de seu ministério, foi descansar e respirar o ar puro na cidade de Scala, na costa amalfitana, litoral italiano.  Lugar ideal para repouso. Mas, ao invés de descanso encontrou mais trabalho. Deparou-se ali com muitos pastores de cabra que ansiavam pela Palavra de Deus. Após muita oração, escolheu ficar ao lado desses, compartilhando com eles a Palavra de Deus. Assim, iniciava-se e Congregação dos redentoristas. O objetivo sempre foi servir e viver a missão junto aos mais abandonados.
Os Missionários Redentoristas dão continuidade a essa missão de Santo Afonso e buscam ser genuínos discípulos de Jesus. Por isso, vivem em comunidades missionárias. Pelas missões populares, retiros, serviço paroquial, comunicação e ensino da teologia moral, proclamam a redenção de Deus a todos, e de modo especial, aos mais abandonados.
Os Redentoristas são aproximadamente 5.500 no mundo; trabalham em 78 países de todos os cinco continentes. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o ícone missionário dessa Congregação. Sua missão e desafio é evangelizar em todos os contextos e situações, mas sempre voltados aos mais abandonados pela Igreja.
Provando que a Congregação redentorista tem conseguido viver a santidade, além de Santo Afonso, outros três Redentoristas foram canonizados: São Geraldo Majela, São Clemente Hofbauer e São João Neumann. Nove Redentoristas foram beatificados: Gennaro Sarnelli, Pedro Donders, Gaspar Stanggassinger, Francisco Seelos, Domingos Metódio, Vasyl Velychkovskyi, Zynoviy Kovalyk, Mykolay Charnetskyi e Ivan Ziatyk. Os santos e beatos da Congregação mostram que a santidade anda próxima dos redentoristas e de todos que estão perto deles.
Parabéns à Congregação Redentorista e que Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, ajude os redentoristas a viverem bem sua missão neste mundo. Mãe do Perpétuo Socorro; rogai por nós!

Pe. Gelson Luiz Mikuszka, C.Ss.R – Congregação do Santíssimo Redentor
Curitiba/ Pr

Nenhum comentário: